quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CHAPAS DE COMPENSADO

PARECER DO MADEIREIRO
Esse produto trata-se de uma chapa constituida de lâminas de madeira prensadas e coladas entre si. Podemos encontrar esse produto em diversos tipos, onde são diferenciados basicamente pela colagem, capa, e miolo.
São encontradas nas seguintes especificações :
Colagem : cola branca, ou cola fenólica.
Capa : virola e pinus, com ou sem tintura (normalmente na cor rosada).
UTILIZAÇÃO
Na construção civil é ultilizada na confecção de formas para concreto não aparente, tapume entre outras.
Já na indústria, normalmente usada para fins de embalagens.
Resinado cola branca:
Indicado para serviços rápidos pois a colagem é de baixa resistência.

Resinado cola fenólica:
Colagem tipo à prova d'àgua, tornando-se um material mais resistente , indicado para serviços que necessitam de reaproveitamento gerando assim um bom custo x benefício.
Resinado com ou sem tintura : a tintura ou anelina não tem nenhum efeito em relação á resistência do material, apenas e exclusivamente a coloração do produto. Normalmente disponível com tintura, na cor rosada.
O que é OSB (Oriented Stand Board)?,
Em inglês significa “Painel de tiras de madeiras orientadas”, justamente pela forma como o OSB é feito: suas tiras de madeira são 100% de pinus, orientadas em três camadas perpendiculares, o que aumenta sua resistência mecânica e rigidez. Além disso, essas tiras são unidas com resinas à prova d’agua e prensadas sobre alta temperatura.
Aplicações: O OSB tem diversas aplicações, como: em portas revestidas, barras de camas, tampos de mesas, assentos de cadeiras, estrados de camas, estruturas de estofados, painéis decorativos, além de displays, gabinetes para máquina de costura, tábuas de passar roupa, carrocerias de furgões (parte interna) e embalagens industriais. Na construção civil o OSB é usado em pisos, forros, tetos, paredes, vigas, fôrmas de concreto, tapumes, canteiros de obras, tablados, batentes de portas e portas almofadadas.
Não é recomendável usar o painel em lugares expostos à ação direta de água ou em ambientes com muita umidade.

Compensado Sarrafeado:
É formado com sarrafos de madeira, colados lado a lado e recobertos com duas lâminas de madeira torneada, dispostas transversalmente no sentido das fibras da madeira, o que impede que o painel trabalhe, ou seja, contraia ou dilate. Normalmente é produzido em prensa de alta-frequência, especial para secar a cola, e que une os sarrafos, que também são amarrados com um fio. O objetivo é travar o painel. Os sarrafos podem ser de madeira maciça – nativa e de pinus. Esse compensado não é a prova d’água.Aplicações: Em caixarias em geral e tampos.
Não é recomendável em peças de grande área livre, como portas.
Madeira compensada:
O compensado é composto de várias camadas de lâminas de madeira de pequena espessura coladas entre si por um adesivo. Cada camada ou lâmina é colocada de forma que a direção das suas fibras forme um ângulo de 90º com a da outra camada adjacente. Geralmente é composto de um número ímpar de lâminas. Ao controlar a espessura e a quantidade dessas lâminas, é possível obter painéis de diferentes espessuras. Porém, painéis de 3, 5 e 7 lâminas são os mais produzidos, cujas espessuras variam de 4 mm a 18 mm. De acordo com o local de utilização, o compensado pode ser classificado como:
Interior: compensado colado com adesivo do tipo interior, destinado à utilização em locais protegidos da ação d’água ou alta umidade relativa; - Intermediária: compensado colado com adesivo intermediário, destinado à utilização interna mas em ambiente de alta umidade relativa, podendo eventualmente receber a ação d’água;

Exterior: compensado colado com adesivo a prova d’água, destinado ao uso exterior ou em ambientes fechados onde são submetidos a repetidos umedecimentos e secagem ou ação d’água . O desconhecimento dessa classificação por parte dos usuários ou a sua não verificação no ato do recebimento dos compensados gera um dos principais problemas relatados pelos usuários, ou seja, a delaminação dos painéis. Neste aspecto é importante especificar o tipo de compensado mais adequado ao uso pretendido e verificar, pelo ensaio da resistência da colagem ao esforço de cisalhamento, a qualidade da colagem. Para os compensados de uso permanente ou para aqueles de uso temporário, porém que se pretende estender sua vida útil, e que serão empregados em usos em que a classe de risco à biodeterioração é alta, é necessário realizar o tratamento preservativo do compensado, visto que as madeiras utilizadas na sua produção são de baixa durabilidade natural.
Os compensados são normatizados pela ABNT e as normas relacionadas a seguir constituem um bom material de apoio na qualificação do produto:
NBR 9484/86 Compensado - determinação do teor de umidade;
NBR 9485/86 Compensado – determinação da massa específica;
NBR 9486/86 Compensado – determinação da absorção de água;
NBR 9488/86 Compensado – amostragem de compensado para ensaio;
NBR 9489/86 Compensado – condicionamento de corpos-de-prova de compensado
para ensaios;
NBR 9490/86 Lâmina e compensado;
NBR 9531/86 Chapas de madeira compensada;
NBR 9532/86 Chapas de madeira compensada;
NBR 9533/86 Compensado – determinação da resistência à flexão estática;
NBR 9534/86 Compensado – determinação da resistência da colagem ao esforço de cisalhamento;
NBR 9535/86 Compensado – determinação do inchamento.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

COMÉRCIO DE COMPENSADO

MADEIRA SERRADA

Aplicações:
Produção de estruturas para construção civil, embalagens em geral e pallets.
Podendo ser aplainadas em 02 ou 04 faces.

Benefícios:
Madeira seca e reflorestada.

Características:
Réguas de madeira resultantes do desdobro de toras de pinus, mediante cortelongitudinais por meio de serra.

Dicas:
As réguas devem ser empilhadas na posição horizontal, sobre base nivelada.

COMPENSADO RESINADO (tipo madeirite)

Aplicações:
Utilizada na montagem de fôrmas para concreto, tablados e barracas para festas, reformas e tapumes.

Benefícios:
Baixo custo;
Fácil manuseio.

Características:
Chapa de madeira compensada prensada com cola naval (fenólica), CRUA, ou seja, sem a aplicação de anelina vermelha (q deixa o compensado na cor rosa), ou conforme a necessidade do cliente

Dimensões:
1,10 x 2,20 e 1,22 x 2,44

COMPENSADO PLASTIFICADO
Colagem – Naval

Aplicações:
Chapa de madeira compensada, prensada com resina fenólica WBP (100% a prova d’água) e revestida com resina fenólica.

Benefícios:
Quantidade de reutilizações;
Fácil manuseio para desmoldar;
Altos índices de reaproveitamento.

Características:
Chapa de madeira compensada prensada com resina fenólica WBP (100% a prova d’água) e revestida com filme fenólico.

Dimensões:
1,10 x 2,20 e 1,22 x 2,44

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DOCUMENTO DE ORIGEM FLORESTAL

Documento de Origem Florestal – DOF
O Documento de Origem Florestal – DOF, instituído pela Portaria n°253 de 18 de agosto de 2006, do Ministério do Meio Ambiente - MMA, representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, em substituição à ATPF.

O DOF acompanhará, obrigatoriamente, o produto ou subproduto florestal nativo, da origem ao destino nele consignado, por meio de transporte individual: rodoviário, aéreo, ferroviário, fluvial ou marítimo.

Para sua utilização foi disponibilizado pelo IBAMA o Sistema DOF. O acesso ao Serviço / DOF será feito pela pessoa física ou jurídica cadastrada em pelo menos uma das atividades indicadas no quadro abaixo e em situação regular junto ao IBAMA, verificada por meio do Certificado de Regularidade.

Para efeito da Instrução Normativa nº 112/06, entende-se por Produto florestal, aquele que se encontra no seu estado bruto ou in natura, na forma abaixo:

madeira em toras; toretes; postes não imunizados; escoramentos; palanques roliços; dormentes nas fases de extração/fornecimento; estacas e moirões; achas e lascas; pranchões desdobrados com motosserra; bloco ou filé, tora em formato poligonal, obtida a partir da retirada de costaneiras; lenha; palmito; xaxim; e óleos essenciais.

Subproduto florestal: aquele que passou por processo de beneficiamento na forma relacionada:

madeira serrada sob qualquer forma, laminada, compensado e faqueada; resíduos da indústria madeireira (aparas, costaneiras, cavacos e demais restos de beneficiamento e de industrialização de madeira) quando destinados para fabricação de carvão; dormentes e postes na fase de saída da indústria; carvão de resíduos da indústria madeireira; carvão vegetal nativo empacotado, na fase posterior à exploração e produção; xaxim e seus artefatos na fase de saída da indústria.

A partir de agora, no site do Ibama, qualquer cidadão pode ter acesso ao que acontece com a madeira. O balanço do consumo de madeira para o ano de 2007 de origem nativa em todo o País foi finalizado e as informações estão disponíveis no site do Ibama.
Com a implantação do Documento de Origem Florestal, o Ibama passou a conhecer todo o fluxo de madeira, carvão e lenha de origem nativa em todo o País.

Além dos dados de madeira serrada, o Ibama está divulgando os dados de madeira em tora (1.297.196,00 metros cúbicos), lenha (1.122.383,00 estéreos) e carvão vegetal (9.953.433,00 MDC) transportados com o DOF.

É possível verificar, por exemplo, que o Estado de São Paulo recebeu cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de madeira serrada do universo de 7,6 milhões transportados em 2007. Somente a capital recebeu quase 230 mil metros cúbicos, sem considerar os Municípios da Grande São Paulo. São análises que podem ser feitas por Município. Com os mesmos dados o Ibama realiza análises por comprador e vendedor da madeira. “É o Raio X do setor florestal”, comenta Antônio Carlos Hummel, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama.

Com a implantação do Documento de Origem Florestal-DOF, o Ibama passou a conhecer todo o fluxo de madeira, carvão e lenha de origem nativa em todo o País. Segundo José Humberto, coordenador Geral de Autorização do Uso da Flora e Florestas do Ibama, “só falta a integração total com alguns estados que possuem sistema próprio para que a sociedade tenha total transparência em relação às informações sobre o que acontece com os produtos que saem da nossa floresta”.

Os dados não contemplam o volume de produtos florestais transportados internamente nos Estados de Mato Grosso e Maranhão, e também para os Estados de Rondônia e Pará a partir de 2007.

Para esses Estados constam apenas os dados da movimentação interestadual. Não constam ainda os volumes autorizados pelos Estados do Ceará e Minas Gerais. Para o Estado da Bahia constam apenas as movimentações a partir de dezembro de 2007.

Os demais Estados funcionam com o DOF desde setembro de 2006 e constam a movimentação completa.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Compensado Plastificado - filme 120 gr - 2 etapas.

1. Preparação da chapa base a ser placada com filme 120 gr.

a) Lâminas 100 % de pinus.
b) Gramatura utilizada de 340 gr conforme Normas Técnicas.
c) Prensadas a temperatura entre 130 a 135 graus.
d) Unidas com cola fenólica com no mínimo 35 % de sólidos.

2. Garantia de uso entre 12 a 16 vezes somando as 2 faces, desde que observado o correto uso na obra em relação ao seu manuseio e aplicação.

3. Quantidade de lâminas em relação a composição da chapa

e) 12mm – 5 camadas
f) 14mm – 5 ou 7 camadas
g) 15mm – 5 ou 7 camadas
h) 17mm – 9 ou 11 camadas
i) 18mm – 9 ou 11 camadas

4. Tamanhos produzidos

j) 1,10 x 2,20 e 1,22 x 2,44 mm